09 de Setembro de 2011 | Atualizado em 25 de Abril de 2024
Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com

Reunião define novas estratégias de transplantes no Piauí

A secretária de Estado da Saúde, Lílian Martins, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (09) com médicos responsáveis por transplantes de órgãos no Estado do Piauí

A secretária de Estado da Saúde, Lílian Martins, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (09) com médicos responsáveis por transplantes de órgãos no Estado do Piauí, sendo uma equipe que trabalha com a captação e o transplante de rins, outra equipe com captação e transplante de fígado – que serão implementados neste semestre – além de representantes da Central de Transplantes, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e a Organização de Procura de Órgãos (OPO).

Durante a reunião, os médicos expuseram os mecanismos para retorno das atividades de transplante de rins, que terão suas atividades normalizadas com a regularização da destinação de recursos feita pelo governador Wilson Martins. A secretária Lílian Martins, na oportunidade, reafirmou a importância do ato de doação e o compromisso da Sesapi em proporcionar a melhor estrutura, dentro das diretrizes do Ministério da Saúde, para o retorno e o reforço das atividades de transplante. “É importante para o Piauí, é importante para a população”, pontuou Lílian.

A coordenadora da Central de Transplantes, Patrícia Figueiredo, presente na reunião, destacou que o Piauí, em 2010, realizou 160 transplantes de córnea. “Neste ano a tendência é superar esse número em 40%; até o momento já foram realizados 120 transplantes de córnea e estamos trabalhando para adequar o Piauí para que possamos dar início aos trabalhos de transplante de fígado. É a nossa meta para 2012: conseguir credenciar uma equipe junto ao Ministério da Saúde para captar e transplantar fígado”, disse.

Rim, córnea e coração são os únicos órgãos que já passaram por procedimento de captação e transplante. E, desde maio deste ano, o Piauí passou a contar com a Organização de Procura de Órgãos (OPO), uma estrutura de profissionais da saúde, com médico e enfermeiros, que todos os dias, nos três turnos, fazem uma busca por potenciais doadores de órgãos, como uma abertura para os trabalhos posteriores da Central de Transplantes. A OPO, que chegou a captar um fígado em 2011, atua em Teresina e cidades próximas que compõem a “Grande Teresina”.

“Também gostaríamos de destacar que neste mês, dia 27, o Brasil comemora o dia nacional do doador de órgãos. No Piauí uma grande movimentação, com uma programação extensa para marcar a 11ª campanha de doação de órgãos”, finalizou Patrícia Figueiredo.

Durante a reunião também ficou acertado que a Sesapi irá custear um curso de 10 dias em Salvador, Bahia, para dois profissionais médicos neurocirurgião. O curso é voltado para o diagnóstico adequado sobre a morte encefálica, a principal porta de acesso para um possível doador de órgãos. O curso acontece em outubro e os dois profissionais estão habilitados para um trabalho de melhor qualidade e atenção na área de transplantes de órgãos no Piauí.

Por Flávio Moura