23 de Setembro de 2015 | Atualizado em 16 de Abril de 2024
Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com

Piauí comemora Semana Nacional de Doação de Órgãos

Em 2015, o Piauí realizou 150 transplantes, entre córneas e rins

Com uma vasta programação, a Secretaria de Estado da Saúde vai realizar a 14ª Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, em alusão do Dia Nacional de Doação de Órgão, comemorado no dia 27 de setembro. A campanha é uma realização da Coordenação Estadual da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos , e vai ocorrer de 23 de setembro a 2 de outubro e envolve várias atividades em hospitais e em locais abertos.

De acordo com a coordenadora Estadual da Central de Transplantes, Lourdes Veras, a campanha “objetiva conscientizar a população do Piauí da importância de doação de órgãos como um ato de solidariedade que salva vidas”.

Este ano, o Piauí já realizou 150 transplantes, entre córneas e rins e teve 15 doações de múltiplos órgãos efetivadas e 84 de doações de tecidos corneanos. “Esses números nos colocam no 16º lugar no ranking nacional em doação de múltiplos órgãos, 17º em transplantes de rins e 12º em transplantes de córnea. Entretanto, o nosso objetivo é atingir metas e garantir o maior número de doação e transplantes e o menor tempo de espera por órgãos no Estado do Piauí”, reforça.

23/09 - Quarta:
Homenagem aos Doadores de Órgãos e Tecidos do Estado do Piauí
Local: Ponte Estaiada Mestre Isidorio França
Passeio da Ponte Estaiada
Horário: 16:30 às 18:30 horas
Apresentações Musicais: Banda de música da Polícia Militar
Daniel Lima e Esaú Barros
Apresentação do Helicóptero da Policia Militar do Piauí, em homenagem aos Doadores de Órgãos do Estado.

24/09 – Quinta:
Palestra em Comemoração ao Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos: Doação de Órgãos  - A importância do Processo de Doação - Transplantes
Palestrante: Dr. João Gilson de Jesus Cantuário
Local: Ambulatório do Hospital São Marcos
Horário: 9h30
Divulgação da XIV Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes: SETEMBRO VERDE – DOE ÓRGÃOS DOE VIDA – na rede hospitalar do Estado do Piauí. Importância da Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. Sorteio de material de campanha.
Hospital Universitário/HU-UFPI – 14h
Hospital São Paulo – 15h
Hospital  da UNIMED Horário: - 16h
Hospital Santa Maria – 17h
Passeio Ciclístico em Homenagem aos Doadores de Órgãos e Tecidos do Estado do Piauí
Saída da Avenida Nossa Senhora de Fátima  próximo ao cruzamento com a  Avenida  Dom Severino
Horário – 19h

25/09 – Sexta-feira
Inauguração da Sala de Apoio Familiar, no Hospital Getúlio Vargas, uma iniciativa da Organização de Procura de Órgãos e  da Unidade de Terapia Intensiva, para acolhimento dos familiares de pacientes internados em terapia intensiva.
Local: Hospital Getúlio Vargas
Horário: 9h
Divulgação da XIV Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes:  SETEMBRO VERDE – DOE ÓRGÃOS DOE VIDA – na  rede hospitalar do Estado do Piauí. Importância da Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. Sorteio de material de campanha.
Hospital  de Terapia Intensiva – 14h
Hospital  PRONTOMED – 15h
Maternidade Dona Evangelina Rosa – 16h
HTI SUL – 17h

26/09 – Sábado
Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela – 9h
Hospital Infantil Lucídio Portela Horário – 10h
Hospital ITACOR – 11h
Hospital do Buenos Aires – 14h
Hospital do Dirceu Arcoverde – 15h
Hospital do Satélite – 16h

27/09 – Domingo
DIA NACIONAL DO DOADOR DE ÓRGÃOS
Divulgação da Campanha nos  Hospitais  da  Media Complexidade de Teresina.

1º e 02/10 – Quinta e sexta
Curso de Comunicação de Más Notícias e Entrevista Familiar
Dr. Edvaldo Leal de Morais – Diretor Técnico de Saúde da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos do Hospital das Clínicas de São Paulo
Local:  Auditório do Hospital de Urgência de Teresina