CEREST – Centro de Estadual de Referencia em Saúde do Trabalhador

Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Existem dois tipos de Cerest: os estaduais e os regionais.

Cabe ao CEREST estadual elaborar e executar a Política Estadual de Saúde do Trabalhador, acompanhar os planos de ação dos Cerests regionais, a participação da pactuação para definição da rede sentinela e a contribuição para as ações de vigilância em saúde.

O CEREST/PI foi habilitado pela Portaria nº 307 de 02 de outubro de 2003, e inaugurado em agosto de 2004 e vem desde então, desenvolvendo a política de saúde do trabalhador no estado do Piauí. Neste período vem desenvolvendo várias ações voltadas para o alcance de seus objetivos definidos como: desenvolver estudos e pesquisas na área de saúde do trabalhador, promover programas de formação de qualificação de recursos humanos, suporte técnico para melhoria da prática assistencial interdisciplinar, propor normas e diagnósticos relativos aos agravos a saúde do trabalhador, atuar junto com seus parceiros nas atividades de normatização relativas à prevenção de agravos à saúde do trabalhador, implantação da Rede Nacional de Assistência ao Trabalhador (RENAST).

Para melhor desenvolver o trabalho, foram criadas seis (06) linhas de ação: acolhimento, fiscalização, assistência multiprofissional, educação permanente, projetos e pesquisas e divulgação/comunicação.

LINHAS DE AÇÃO

Acolhimento: acolhida e escuta qualificada do trabalhador que chega ao CEREST. É realizada por um profissional da equipe técnica.

Fiscalização/inspeção do local de trabalho: trabalho de visitação aos locais de trabalho para a materialização da vigilância em saúde do trabalhador para a identificação de riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, de acidentes e outros fatores ou situações com potencial de danos sobre a saúde do trabalhador. Deve ser feita pela equipe do CEREST e da vigilância sanitária. Em algumas situações, pode-se formar uma equipe interinstitucional com a participação do Ministério do Trabalho, Instituto de Seguridade Social e outros.

Assistência: atendimento individualizado aos trabalhadores que demandam os serviços do CEREST, através da equipe multiprofissional de acordo com a necessidade do caso, cuja atuação se dará no sentido de estabelecer o nexo causal entre os processos/ambientes de trabalho e a saúde do trabalhador.

Educação permanente: promoção de cursos de capacitação, seminários, palestras, oficinas e outros eventos voltados para os trabalhadores, profissionais, estudantes e demais interessados na questão de saúde do trabalhador, bem como no desenvolvimento de programas de formação, especialização e qualificação de recursos humanos na área da saúde do trabalhador, assim como na elaboração de material educativo (cartilhas, cartazes e folders etc).

Projetos e pesquisas: desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de saúde do trabalhador e do meio ambiente, sem ou com a parceria com instituições, públicas ou privadas, de ensino ou pesquisa que atuem em áreas afins à saúde e ao trabalho, com a finalidade de produzir informações para subsidiar proposições de políticas na área de saúde do trabalhador.

Divulgação /comunicação: contribuir na construção de uma cultura de priorização da saúde do trabalhador através da ampla difusão dessa área como integrante das políticas públicas.

Cabe aos Cerest regionais capacitar a rede de serviços de saúde, apoiar as investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas, apoiar a estruturação da assistência de média e alta complexidade para atender aos acidentes de trabalho e agravos contidos na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho e aos agravos de notificação compulsória citados na Portaria GM/MS nº 777 de 28 de abril de 2004.

LOCALIZAÇÃO

Av. Pernambuco, 2464 - Bairro Primavera
Fax: (86) 3221.1069 - Fone: (86) 3217.3782
Cerestpiaui@ibest.com.br