Informamos que em obediência a legislação eleitoral (Lei nº 9.504/97), o Governo do Estado do Piauí, através dos seus órgãos da Administração Direta e Indireta, limita sua publicidade informativa aos piauienses, e a quem possa interessar, pelo período eleitoral, compreendido entre 05 de julho, até 07 de outubro de 2018.

Voltar para Página Principal

CITOX - Centro de Informação Toxicológica

O Centro de Informação Toxicológica - CITOX foi implantado na cidade de Teresina, em Dezembro de 2005, localizado no Centro de Referência de Saúde do Trabalhador CEREST.

Tem como objetivo principal garantir informação toxicológica voltada à prevenção, proteção e promoção à saúde dos que estiverem expostas a riscos de natureza toxicológica, provocados por animais peçonhentos, medicamentos, agrotóxicos, poluentes industriais, produtos químicos em geral e outras substâncias potencialmente agressivas para o ser humano.

É o Centro de Referência Estadual em Toxicologia, sendo o único existente no Piauí. Está ligado à Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual e ANVISA e ao Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas SINITOX(FIOCRUZ), como membro de Centros de Toxicologia do Brasil RENACIAT.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

EM QUE SITUAÇÃO DEVEMOS PROCURAR O CITOX?

Em caso de intoxicação por medicamentos, praguicidas, plantas tóxicas ou acidente por animais peçonhentos, configurando-se em EMERGÊNCIA MÉDICA.

QUAIS OS CASOS MAIS FREQÜENTES?

O QUE FAZER?

Ligar imediatamente para o telefone CITOX e informar ao plantonista o ocorrido e não esquecer de falar o nome do produto de limpeza, do remédio, o nome da planta que teve contato ou do agrotóxico. E no caso de picadas por animais tentar capturar o animal e trazer para o hospital para identificação.

LOCALIZAÇÃO

Rua 19 de Novembro, 1865 – Primavera
PLATÃO - 0800-280.3661