02 de Maio de 2019 | Atualizado em 25 de Abril de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Sesapi e MPPI realizam Seminário sobre Inspeção em Saúde em Piripiri

O Seminário reforça mais uma vez a parceria entre Governo do Estado e Ministério Público do Piauí, ambos empenhados para o fortalecimento das ações de vigilância sanitária no Estado.

Sesapi e MPPI realizam Seminário sobre Inspeção em Saúde em Piripiri

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) e o Ministério Público do Piauí, realizaram no último dia 29, na Câmara Municipal de Piripiri, o Seminário de Inspeção em Saúde, que levou discussões sobre as ações estratégicas na atenção básica, a atuação das vigilâncias sanitárias municipais nos estabelecimentos sujeitos ao controle sanitário, bem como a regulação na assistência no Sistema Único de Saúde – SUS e a capacitação aos Conselhos de Saúde.

O evento foi destinado aos prefeitos, secretários municipais de saúde, coordenadores de atenção básica e supervisores municipais de vigilância sanitária dos municípios integrantes dos territórios de desenvolvimento Cocais e Planície Litorânea.

Também foram convidados para o evento, os promotores de justiça dos municípios de Porto do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Piripiri, Cocal, Parnaíba, Luís Correia, Capitão de Campos, Luzilândia, Pedro II e Matias Olímpio.

A palestra sobre a atuação das vigilâncias sanitárias municipais foi ministrada pela diretora de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), Tatiana Chaves. “Nossa participação em eventos como este é uma forma de valorizar as ações de vigilância desenvolvida em todo o Estado”, afirmou.

Seminário Controle dos Impactos Socioambientais dos Agrotóxicos

No dia 30 de abril (terça-feira), o Ministério Público do Piauí realizou o Seminário Controle dos Impactos Socioambientais dos Agrotóxicos com o objetivo de desenvolver a consciência ambiental da sociedade sobre prevenção e conscientização sobre o uso de agrotóxicos e combate ao seu uso indevido.

O evento teve a parceria da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) ,ministrando a  palestra sobre os riscos a saúde na exposição aos agrotóxicos, pela diretora do órgão, Tatiana Chaves.

O seminário aconteceu no auditório do DNOCS, localizado no povoado Caldeirão, no município de Piripiri.