Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Encontro reúne experiências exitosas na área da Saúde Mental
Finaliza na tarde de hoje o I Encontro Estadual da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Piauí
Durante o segundo e último dia do I Encontro Estadual da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Piauí, foi reservado um espaço para o relato de experiências exitosas do Núcleo de Saúde Mental do Estado do Alagoas. O responsável pelo Núcleo, Berto Gonçalo, é psicólogo e gerencia a Atenção à Saúde Mental de Alagoas. Na oportunidade o especialista relatou como o governo alagoano investiu na área da informática para reinserir pacientes com transtornos mentais e dependência química no mercado de trabalho e no convívio social.
Berto destacou os benefícios do Projeto Infocaps, que trabalha a inclusão digital durante o tratamento de dependentes químicos e pessoas com deficiência mental. “Através de parceria com o Ministério da Saúde levamos aulas de informática para os cerca de 400 pacientes distribuídos nos nossos 10 Centros de Atenção Psicossocial. Após quatro anos de existência, percebemos que os pacientes melhoraram bastante suas atitudes perante seus familiares e até mesmo alguns deles conseguem vaga no mercado de trabalho”, pontuou.
No Piauí, sobre os avanços na área da Saúde Mental, a gerente responsável, Leda Trindade, informou que o evento serviu para popularizar as ações que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem implantando.
“Além de fortalecer as atividades que já realizamos, este Encontro serviu para os municípios atentarem sobre a quantidade e o modelo de tratamento que o governo estadual disponibiliza. Atualmente, contamos com 223 leitos psicossociais, nos maiores hospitais do Piauí. Temos, ainda, 30 unidades de acolhimento, além de nove residências terapêuticas. Esse total de serviços nos ajuda a levar uma melhor qualidade de vida aos pacientes que necessitam do poder público”, destaca.
O evento finaliza sua programação na tarde desta quarta (11).
Por Adrianno Magno