Márcio Sales/Sesapi Força Estadual da Saúde realiza cirurgia inédita no interior Foram realizadas 5 cirurgias de artroscopia de um total de 28 cirurgias ortopédicas.

O município de Esperantina, localizado a 179 km ao norte de Teresina, recebeu no último fim de semana, a equipe da Força Estadual da Saúde (FES). Desta vez os médicos voltaram ao Hospital Regional Dr Júlio Hartman para realizar 28 cirurgias ortopédicas, atendendo o município e mais 14 cidades da região. Um dos procedimentos cirúrgicos realizados é inédito em unidades de saúde do interior: a Artroscopia.

A Artroscopia é utilizada para tratar principalmente doenças articulares. Nela são realizados 2 pequenos "furos" na articulação que será tratada, uma para colocar o endoscópio - um aparelho que tem uma micro câmera na ponta para ver-se dentro da articulação, e o outro para colocar os pequenos instrumentos necessários para reparar a articulação.

A primeira etapa da FES no município de Esperantina aconteceu no final de novembro, onde foram realizadas consultas com 180 pacientes. A equipe, formada pelos ortopedistas Clarindo Veras, Agnelo Medeiros e Almir Filho, coordenador de Ortopedia da FES e, ainda, do enfermeiro Ronaldo José, consolidaram no sábado (28) e domingo (29) as 28 cirurgias ortopédicas.

“Estamos trazendo o diferencial em algumas cirurgias, cuja burocracia retarda o tempo para realização destas operações. A FES trouxe a Esperantina todo o suporte tecnológico, com equipamentos de alta-tecnologia para nos auxiliar nos procedimentos cirúrgicos, onde, pela primeira vez, a população do município teve a oportunidade de receber cirurgia de artroscopia. São pacientes que já estavam esperando por algum tempo e agora foram beneficiados com a nossa Ação”, avalia o ortopedista Almir Filho.

Davi Oliveira, carpinteiro, conta que saiu de Teresina após esperar 4 anos para poder realizar sua cirurgia. “Atendimento excelente. Antes da Força tive que esperar apenas com minha fé em Deus. Hoje, me sinto realizado e feliz, finalmente deu certo”, disse.

Quem também estava de animo renovado era a dona de casa Maria do Socorro, mãe da pequena Maria Aline, de 9 anos, que esperou 8 meses para realização da cirurgia da filha. “É muito importante e gratificante este trabalho, pois nossa família é pobre, não temos condição de pagar 8 mil reais em uma cirurgia, agradeço toda a equipe pelo carinho e trabalho”, comemora a mãe ao ver sua filha receber alta.

Foram realizadas 5 cirurgias de artroscopia de um total de 28 cirurgias ortopédicas. De acordo com Almir Filho, o Hospital Dr. Júlio Hartmann está trabalhando da melhor forma possível para receber todos os pacientes e garantir atendimento diferenciado e com qualidade para o município e região.

Por Márcio Sales