Com o objetivo de garantir o acesso e a interação do saber entre os seus trabalhadores de enfermagem, o Hospital Regional Chagas Rodrigues, localizado em Piripiri, criou o Núcleo de Educação Permanente (NEP), no qual já teve resultados positivos no primeiro semestre de sua implantação.

De acordo com a diretora geral do HRCH, Luciana Silva, os oito módulos dos cursos de capacitação já contemplaram dezenas de enfermeiros e técnicos no que diz respeito à saúde pública. “Essa modalidade educativa é um incentivo a participação dos profissionais, que receberão gratificações por sua participação e desempenho das atividades”, comenta.

Cada certificação tem carga horária total de 80 horas, e seus trabalhos são conduzidos pelo enfermeiro do hospital, Michell Holanda. As atividades do NEP/HRCR foram iniciadas no mês de agosto de 2013, com encontros mensais durante os finais de semana, e posteriormente passou-se a ser realizada às quartas-feiras nos turnos manhã e tarde.

A primeira temática abordada foi “Parada Cardiorrespiratória – PCR”, desenvolvida em dois momentos distintos, teórico e prático. A parte teórica foi fundamentada nos novos protocolos da American Heart Association (AHA) para atendimento de PCR.

“Para 2014, as propostas do NEP/HRCR são mais ousadas, pretendendo-se ampliar os grupos de profissionais a serem contemplados com a educação no serviço, bem como, incrementar novas temáticas a partir da demanda solicitada pelos próprios profissionais”, afirmou a diretora.

Por Flalrreta Alves