Solinan Barbosa/HGV Organização de Procura de Órgãos (OPO) fará campanha de sensibilização

No próximo sábado (18) a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) fará um trabalho de sensibilização através da distribuição de folders e divulgação de informações sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes. O evento acontecerá no Shopping da Cidade, das 8h30 às 11h.

Segundo o vice-coordenador da OPO, João Gilson Cantuário, a falta de conhecimento sobre o assunto e a recusa das famílias são as principais causas que dificultam a doação. “É a família que autoriza a doação, mas, quando existe a carência de informações as pessoas não autorizam o procedimento. Em Teresina, a recusa chega a mais de 70%”, enfatiza.

Ainda de acordo com ele, em 2013 a OPO realizou 139 captações de córneas e 18 de múltiplos órgãos (rins e fígado): procedimentos que, no Estado do Piauí, somente são realizados pelo Hospital Getúlio Vargas (HGV). Atualmente, 389 pessoas aguardam por um transplante de córnea e 180 por um transplante de rim.

A Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) é a parte operacional da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Piauí (CNCDO-PI). Tem o objetivo de realizar atividades de procura e identificação de potenciais doadores, falecidos e/ou com morte cerebral, de múltiplos órgãos (rins e fígado) e córneas.

Diariamente, uma equipe de plantão percorre os hospitais e o Instituto Médico Legal (IML) de Teresina em busca de potenciais doadores.
 

Por Solinan Barbosa