Cyntia Veras/Divisa Qualidade dá água dos carros-pipa é tema de treinamento na Vigilância Sanitária O treinamento continua amanhã com os representantes de mais 40 municípios

A qualidade da água que chega até a população piauiense é tema de uma discussão durante o treinamento que está sendo realizado com técnicos das vigilâncias sanitárias municipais, no auditório da Vigilância Sanitária do Piauí. O evento segue até amanhã (26).

Os técnicos estão recebendo orientações sobre os cuidados e ainda estão sendo treinados para inspecionar os carros-pipa que transportam água para a população dos seus municípios. O treinamento é uma ação realizada pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) e a coordenação estadual de vigilância ambiental, em parceria com o Exército Brasileiro e a Defesa Civil.

As doenças transmitidas pelo consumo inadequado da água tem sido uma preocupação do Estado. “Ao consumir uma água contaminada, as pessoas podem ter danos a sua saúde, como por exemplo, adquirir doenças como a diarreia e a hepatite”, disse o coordenador de vigilância ambiental da SESAPI, Inácio Lima.

O Nordeste brasileiro enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos. Entre as estratégias do Governo Federal para garantir o fornecimento de água potável para a população afetada, está a operação carro pipa, que é uma ação que integra um conjunto de medidas para minimizar os efeitos da estiagem que atinge o semiárido brasileiro.

Seguindo as orientações das normas sanitárias, a DIVISA reúne cerca de 80 técnicos que serão capacitados para inspecionar os carros que deverão transportar água potável para a população atingida pela seca. “Nós queremos com esta ação minimizar os riscos a saúde da população”, afirmou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Além das orientações teóricas, os técnicos receberão ainda uma aula prática que vai evidenciar os cuidados básicos que eles devem ter durante a fiscalização do veículo. “Um carro foi cedido pelo Exercito Brasileiro para esse nosso momento da aula prática. Vamos dar instruções sobre o que deve ser observado nas fiscalizações tanto na parte interna, como também na parte externa dos carros pipa”, finalizou a diretora, Tatiana Chaves.

O treinamento continua amanhã, a partir das 8h com os representantes de mais 40 municípios do Estado.

Por Cyntia Veras