Divulgação/FES Força Estadual da Saúde atende mais de 200 pacientes em Esperantina

A equipe da área de oftalmologia da Força Estadual da Saúde (FES) esteve em Esperantina, Norte do Piauí, no último final de semana, para mais uma importante ação efetiva da saúde pública. Foram atendidas 230 pessoas, oriundas de Esperantina e de outras 10 cidades circunvizinhas. Essa foi a segunda ação da área de oftalmologia, sendo a primeira tendo sido realizada em dezembro do ano passado, em Oeiras, Sul do Estado.

A equipe, formada pelos médicos Samuel Ribeiro Gonçalves (coordenador responsável pela oftalmologia na FES), Luiz Augusto Castelo Branco e Bruno Medeiros, realizou consultas e exames, imprescindíveis para o retorno, com os procedimentos cirúrgicos. Os trabalhos ocorreram no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartmann e contou com o apoio dos profissionais que já atuam nesse hospital.



“Nós realizamos consultas e exames pré-operatórios, tais como a biomicroscopia anterior, tonometria, mapeamento de retina, ceratometria e ecobiometria, que, em suma, podem detectar quase todas as patologias da visão, como a catarata, o glaucoma e demais alterações corneanas”, disse o médico Samuel Ribeiro Gonçalves.

Dos 230 pacientes atendidos, 98 foram detectados com catarata, resultando em um total de 180 cataratas prontas para serem operadas. De acordo com o coordenador da ação, Samuel Ribeiro Gonçalves, foram realizados 294 exames. “Após essa primeira etapa, que preparou os pacientes para os procedimentos operatórios, a previsão é de que possamos retornar ao município de Esperantina em um prazo máximo de dois meses, para realizar as cirurgias”, afirmou.



Uma sala especial foi montada no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartmann para receber a equipe da FES, com novos equipamentos, inclusive. Todos os pacientes atendidos haviam sido pré-selecionados pelos próprios municípios e, segundo Samuel, “a catarata é, disparado, a patologia mais comum, seguida pelo glaucoma”.
 

Por Flávio Moura