Aproveitando a festividade de carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí realizou na manhã desta sexta-feira (28) uma ação educativa de combate e prevenção às Doenças Transmissíveis. O local escolhido foi a Escola Estadual Didácio Silva, localizada no Bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina.

Realizada pela coordenação estadual de Doenças Transmissíveis em parceria com a Universidade Federal do Piauí e Rede de Frios do Estado, as ações envolvem a testagem rápida para Hepatite B, vacinas, recomendações e aconselhamento sobre o risco e vulnerabilidade das doenças transmissíveis. No total, 500 testes de hepatite B foram realizados na manhã desta sexta-feira.



A escola contemplada faz parte do projeto de Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) e, de acordo com a coordenadora estadual de Doenças Transmissíveis, Karinna Amorim, a intenção é de que todas as escolas que possuam o programa sejam contempladas. “Nossa proposta é de que pelo menos as escolas do estado e que  possuam mais de 500 alunos regularmente matriculados no ensino médio recebam as equipes da Sesapi para um dia de testagem e ação educativa como esse”, declara.

A ação teve início pela Escola Didácio Silva porque além de ter 500 alunos regularmente matriculados no ensino médio, foi a primeira escola estadual a aderir ao programa de escola em tempo integral. 
 

Por Flalrreta Alves