Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Hospital Regional de Oeiras passa a contar com novos serviços
Na unidade, a população já tem acesso a serviços importantes, como a ortopedia e a cirurgia buco-maxilo
O Hospital Regional Deolindo Couto, localizado em Oeiras, Sul do Piauí, passou a oferecer à população novos serviços importantes à saúde, sobretudo, contribuindo para a diminuição da transferência de pacientes para a capital. Entre as novidades, o Hospital agora dispõe de dois profissionais especializados na realização de cirurgia buco-maxilo, essencial na resolução da maior parte dos traumas de face, causados, em sua maioria, pelos acidentes que envolvem motocicleta.
O diretor-geral da unidade, o médico-anestesiologista José Maria da Rocha Pita, ratificou a importância do novo procedimento. “A cirurgia buco-maxilo passou a ser feita no Hospital de Oeiras desde o início deste ano. O procedimento possui relacionamento direto com o trauma causado, em boa parte dos casos, pelo acidente de moto, que acaba gerando fratura de face”, disse. O diretor conta, ainda, que o paciente que dava entrada no Hospital com esse problema era encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). “Agora, nós damos resolução a esses casos em Oeiras, sem necessidade da transferência para a capital”, completou.
O Hospital Regional de Oeiras conta com 18 médicos, que se dividem entre as especialidades de anestesiologia, cirurgia-geral, cardiologia, infectologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, ortopedia e oftalmologia. Além disso, o Hospital conta com uma equipe de 26 enfermeiros profissionais, entre efetivos e prestadores de serviço. “O Hospital de Oeiras, antes desses investimentos, contava com apenas um enfermeiro profissional e, hoje, nós temos esse profissional em todos os setores da nossa unidade”, disse.
O Deolindo Couto conta, ainda, com uma escala de anestesiologistas, que trabalham em regime de plantão diário, desde setembro do ano passado. “São oito profissionais anestesiologistas. Com isso, todas as cirurgias passaram a contar com o acompanhamento do anestesiologista, importante para o sucesso de qualquer procedimento cirúrgico”, frisou.
UTI de Oeiras contará com 10 leitos
A diretoria do Hospital Regional Deolindo Couto também comemora mais uma importante novidade: foi concluída a licitação para a instalação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que contará com 10 leitos. “Agora, vamos acompanhar o avanço das próximas etapas, a exemplo da estruturação da equipe de profissionais intensivistas, que atuarão na UTI do Hospital Regional de Oeiras”, finalizou José Maria da Rocha Pita.
Por Flávio Moura