Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Hospitais do interior registram poucas transferências no carnaval
Foram encaminhadas 122 pessoas para unidades de saúde de Teresina
Pelo terceiro ano consecutivo, desde que passaram por um processo de reestruturação, os hospitais regionais e estaduais do Piauí registram um baixo número de transferências de pacientes para Teresina, no período de carnaval. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (7) pela Secretaria de Estado da Saúde. Foram encaminhadas 122 pessoas para unidades de saúde como Hospital de Urgência (HUT) e Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), dentre hospitais particulares. Dos 122, 78 pacientes tiveram como destino de atendimento o HUT.
Os hospitais que mais transferiram pacientes no quatro dias de carnaval foram às unidades de saúde de Campo Maior e Floriano, 14 cada, seguidas por Oeiras (12) e Esperantina (11). Já o Hospital Regional Dr. Francisco Ayres Cavalcante, em Amarante, e o Hospital Estadual Júlio Borges de Macedo, em Curimatá, não enviaram pacientes para a capital no período de folia.
Segundo o levantamento, nem todos os pacientes transferidos tiveram como destino, a capital. É o caso de Corrente, que enviou para Bom Jesus os três pacientes que transferiu durante o carnaval. São João do Piauí enviou dois pacientes para Floriano. São Miguel do Tapuio enviou um paciente para Campo Maior. O Hospital José de Moura Fé, de Simplício Mendes, transferiu um único paciente, este para Oeiras. Já São Raimundo Nonato encaminhou um paciente para a MDER, HUT e Natan Portela, respectivamente.
“Isso mostra que a resolutividade entre os hospitais está funcionando”, afirma o secretário de saúde, Ernani Maia.
Para o superintendente de assistência à saúde da Sesapi, Pedro Leopoldino, o total de pacientes transferidos para Teresina é considerado baixo, haja vista o período e a quantidade de atendimentos. “No passado foram mais de 8 mil atendimentos, este ano não fechamos ainda, mas acreditamos ser próximo a isso ou até mais. Considero o resultado bastante positivo. Estamos conseguindo segurar casos graves nos municípios, contribuindo para desafogar o HUT”, disse Leopoldino.
Veja o quadro: