Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi retoma distribuição da vacina contra gripe hoje
Apenas 40% da vacina chegaram ao estado na noite da última quarta-feira, véspera da Semana Santa
A Coordenação Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) retoma hoje (22), a distribuição das vacinas contra a gripe para as demais cidades do Piauí. Em virtude do atraso na entrega no estado, por parte do Ministério da Saúde, somente o município de Teresina já está com suas doses disponíveis para o início da campanha nesta segunda-feira (22).
"Apenas 40% da vacina chegaram ao estado na noite da última quarta-feira, véspera da Semana Santa e como, por causa do período chuvoso, há muita oscilação de energia no interior e há dificuldades de reposição do estoque caso haja perda de vacina, distribuímos apenas para Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde, as doses antes do feriadão", informa Doralice Lopes.
Segundo a coordenadora, até a quinta-feira (24) todas as Regionais de Saúde do estado já terão recebido as doses da vacina, por tanto, aptas a distribuir para os municipios da região. "Solicitamos que o município entre em contato com sua respectiva Regional de Saúde para acordar a data do recebimento e imediatamente iniciar a vacinação em seu território", alerta a coordenadora.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe 2014 vai até 09 de maio. No Piauí, a intenção da Sesapi é vacinar cerca de 700 mil pessoas. Cinco grupos foram selecionados pelo Ministério da Saúde para terem prioridade no decorrer da campanha. São eles: crianças até 5 anos, idosos, mulheres puérperas (grávidas), com morbidade (pessoas que sofrem de diabetes, hipertensão e obesidade mórbida) e trabalhadores em Saúde.
Fora idosos e crianças, o restante dos grupos terá que comparecer com algum tipo de documentação que comprovem o seu atual estado de saúde, para assim, não distribuirmos vacinas para pessoas que não necessitem ser imunizados”, explica Doralice Lopes.
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.