Márcio Sales/Sesapi Equipe discute implantação de transporte sanitário no território Entre Rios

Equipes da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e Secretaria Municipal de Saúde de Teresina reuniram-se na manhã desta sexta-feira (25) para discutir a implantação do transporte sanitário no território Entre Rios, que, neste primeiro momento, irá atuar no transporte de pacientes ambulatoriais para consultas, exames e tratamento terapêuticos em Teresina.

Os transportes serão monitorados via satélite e equipados com aparelhos eletrônicos e serviço de refrigeração. Os usuários serão acompanhados por um profissional de viagem durante todo o percurso. Os recursos para essa implantação são oriundos do QualiSUS e estão orçados na ordem de R$ 14 milhões.



A reunião aconteceu na sede da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) e contou com a participação dos diretores do Tratamento Fora Domicilio (TFD), que consideraram inviável a ligação do TFD com o transporte sanitário. “O TFD trabalha com transporte, alimentação e diária para ajuda de custo. Retirar esse valor do montante precisaria de um procedimento burocrático que certamente atrasaria os despachos dos pacientes que precisam se deslocar com mais urgência”, explica a diretora da Ducara, Patrícia Batista.

Nos últimos três anos a Ducara triplicou o número de auditores de pacientes de TFD, o que otimizou o controle desses tratamentos, reduzindo seu uso irregular. “No entanto, ainda precisamos ficar atentos para a grande quantidade de tratamento fora domicílio. Por isso é importante focarmos em um procedimento”, reitera.

A operacionalização do serviço de transporte de pacientes está prevista pra começar em setembro. A proposta é de que até dezembro deste ano os ônibus comecem a realizar o transporte para Teresina.
 

Por Flalrreta Alves