Adriano Magno/Sesapi  Mães elogiam atendimento na Maternidade Dona Evangelina Rosa Nesse hospital ainda existem pessoas que são atenciosas, diz uma mãe

Com uma equipe multiprofissional, composta de médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais e terapeuta ocupacional, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) continua oferecendo serviços que são referência a nível nacional.
 
Apesar de ser a única maternidade pública do estado em Teresina, dezenas de mães que passam pela unidade de saúde constatam que os profissionais e os equipamentos ainda dão o suporte necessário para um parto tranquilo e seguro. Maria Lucimar de Oliveira está na maternidade há quatro dias e durante sua permanência nas dependências do local, disse que todos os profissionais que lhe atenderam mostraram carinho e capacidade na hora de tranquilizar o seu parto.

“Nesse hospital ainda existem pessoas que são atenciosas e sabem da importância de uma mãe carente como eu de ter toda essa estrutura ao nosso alcance. Graças a Deus a eles (profissionais) tive um parto tranquilo”, declarou a dona de casa.
 
Assim como Maria Lucimar, outras dezenas de mães, principalmente aquelas vindas do interior do Estado, tem reafirmado a funcionalidade dos serviços da Evangelina Rosa. Para o chefe de enfermagem, Tiago Macedo, nos últimos dias, as mensagens de agradecimentos dessas mães tem entusiasmado e até emocionado dezenas de servidores.
 
“Aqui outro dia não resisti e gravei a emoção de uma mãe ao receber a felicidade de dar a luz depois das dificuldades de percorrer horas de viagem até Teresina. Isso nos estimula e, apesar das pessoas que insistem em atrapalhar o trabalho que prestamos aqui, temos certeza que o usuário sabe que estamos prontos para dar toda nossa estrutura”, frisou o enfermeiro.
 
Serviços como o método Canguru, Rede Cegonha, UTI Neonatal, Atendimento de Urgência e Emergência, Assistência ambulatorial e exames complementares asseguram as cerca de 1.200 internações mensais. Embora a demanda seja grande, o local tem capacidade para atender cerca de 900 partos mensais sendo que dezenas desses se referem a gestações de outros estados com Pará e Maranhão.
 
Melhorias relacionadas a recursos humanos, infraestrutura e equipamentos já foram asseguradas pelo secretario de Estado da Saúde Mirocles Veras. “Sabemos sim dos problemas, mas os serviços que este hospital presta a todo o Estado e a outras cidades do Brasil é algo que merece todo nosso apoio e, por isso estamos avaliando junto a administração da maternidade aquilo que deverá ser feito de imediato”, afirmou Mirócles Veras em visita feita a maternidade Dona Evangelina Rosa na ultima quinta-feira (24).

Por Adriano Magno