Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Mães elogiam atendimento na Maternidade Dona Evangelina Rosa
O local tem capacidade para atender cerca de 900 partos mensais
Com uma equipe multiprofissional, composta de médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais e terapeuta ocupacional, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) continua oferecendo serviços que são referência a nível nacional.
Apesar de ser a única maternidade pública do estado em Teresina, dezenas de mães que passam pela unidade de saúde constatam que os profissionais e os equipamentos ainda dão o suporte necessário para um parto tranquilo e seguro. Maria Lucimar de Oliveira está na maternidade há quatro dias e durante sua permanência nas dependências do local, disse que todos os profissionais que lhe atenderam mostraram carinho e capacidade na hora de tranquilizar o seu parto.
“Nesse hospital ainda existem pessoas que são atenciosas e sabem da importância de uma mãe carente como eu de ter toda essa estrutura ao nosso alcance. Graças a Deus a eles (profissionais) tive um parto tranquilo”, declarou a dona de casa.
Assim como Maria Lucimar, outras dezenas de mães, principalmente aquelas vindas do interior do Estado, tem reafirmado a funcionalidade dos serviços da Evangelina Rosa. Para o chefe de enfermagem, Tiago Macedo, nos últimos dias, as mensagens de agradecimentos dessas mães tem entusiasmado e até emocionado dezenas de servidores.
“Aqui outro dia não resisti e gravei a emoção de uma mãe ao receber a felicidade de dar a luz depois das dificuldades de percorrer horas de viagem até Teresina. Isso nos estimula e, apesar das pessoas que insistem em atrapalhar o trabalho que prestamos aqui, temos certeza que o usuário sabe que estamos prontos para dar toda nossa estrutura”, frisou o enfermeiro.
Serviços como o método Canguru, Rede Cegonha, UTI Neonatal, Atendimento de Urgência e Emergência, Assistência ambulatorial e exames complementares asseguram as cerca de 1.200 internações mensais. Embora a demanda seja grande, o local tem capacidade para atender cerca de 900 partos mensais sendo que dezenas desses se referem a gestações de outros estados com Pará e Maranhão.
Melhorias relacionadas a recursos humanos, infraestrutura e equipamentos já foram asseguradas pelo secretario de Estado da Saúde Mirocles Veras. “Sabemos sim dos problemas, mas os serviços que este hospital presta a todo o Estado e a outras cidades do Brasil é algo que merece todo nosso apoio e, por isso estamos avaliando junto a administração da maternidade aquilo que deverá ser feito de imediato”, afirmou Mirócles Veras em visita feita a maternidade Dona Evangelina Rosa na ultima quinta-feira (24).
Por Adriano Magno