Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV amplia participação na Rede de Urgência e Emergência
O HGV faz parte da Rede como retaguarda e está fortalecendo sua participação com mais 55 leitos clínicos
Buscando melhorar a organização da Rede de Urgência e Emergência (RUE) no Piauí, aconteceu nesta quarta-feira (30) uma reunião com as diretorias do Hospitail Getúlio Vargas, Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Universitário (HU), da Polícia Militar (HPM), além de representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e dos municípios de União e Água Branca. O encontro aconteceu na sala de reuniões do HGV.
Segundo a diretora-geral do HGV, Clara Leal, a reunião tem a finalidade de articular e integrar todos os hospitais com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna. Clara Leal explica que o HGV faz parte da Rede de Urgência e Emergência como retaguarda e, neste momento, está fortalecendo sua participação com a ampliação de mais 55 leitos clínicos.
Além de medidas como ampliação do corpo clínico do hospital, aquisição de equipamentos e ampliação do horário de funcionamento do Núcleo Interno de Regulação (NIR), que passará a funcionar 24 horas, todos os dias da semana, inclusive, finais de semana e feriado.
Essas medidas vão contribuir, segundo a diretora, para melhorar o funcionamento da retaguarda. “Estamos ofertando as enfermarias de retaguarda clínicas e de longa permanência e os leitos intensivos”, ressalta Clara leal. O diretor do Hospital Universitário, Maurício Landim, explicou que o HU vai participar da Rede com 100 leitos, sendo 50 cirúrgicos e 50 clínicos, além de 10 leitos de UTI.
Participaram da reunião o diretor do HUT, Gilberto Albuquerque; o diretor do Hospital Universitário, Maurício Paes Landim; a coordenadora da RUE no Estado, Danielly Cavalcante; representante do Ministério da Saúde, Alaina Lira, e diretores dos hospitais de União e Água Branca, além do diretor de Unidade de Organizacão Hospitalar da Sesapi, Telmo Mesquita, e do diretor do Hospital Infantil Lucídio Portela, Edinaldo Miranda.
Por Fátima Oliveira