O Ministério da Saúde garantiu recurso na ordem de R$ 500 mil para implantação e construção da Unidade de Acolhimento Adulto de São Raimundo Nonato.

A Unidade de Acolhimento tem como objetivo oferecer acolhimento voluntário e cuidados contínuos para pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, em situação de vulnerabilidade social e/ou familiar e que demandem acompanhamento terapêutico e protetivo.

"A construção da Casa de Acolhimento visa a integralidade do cuidado ao paciente nessa situação, prevalecendo um ambiente favorável para que o mesmo possa se reintegrar socialmente", informa Leda Trindade, Gerente de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi).

OUTROS INVESTIMENTOS - Ainda de acordo com Leda Trindade foram autorizados recursos de incentivo para implantação do CAPS i (infantil) e CAPS II em Picos. Cada unidade receberá R$ 30 mil. "O CAPS i constitui-se em serviço ambulatorial de atenção diária destinado a crianças e adolescentes com transtornos mentais.  Possui capacidade técnica para desempenhar o papel de regulador da porta de entrada da rede assistencial no âmbito do seu território e/ou do módulo assistencial, definido na Norma Operacional de Assistência à Saúde (NOAS)", afirma.

Já o CAPS II, segundo a gerente, tem  atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros) com atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras). "Além de atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio,  visitas domiciliares,  atendimento à família,  atividades comunitárias enfocando a integração do doente mental na comunidade e sua inserção familiar e social", finaliza Leda Trindade.