Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Municipios devem aderir à campanha de Geo-helmintiase, Hanseníase e Tracoma
A necessidade do encontro e padronização, deve-se ao fato da campanha dentro das escolas
A Secretaria de Saúde do Estado da Piauí, através da Coordenação de Doenças Transmissíveis/Supervisão de Hanseníase, convoca todos os municípios que aderiram à Campanha Nacional de Geo-helmintiase, Hanseníase e Tracoma, a participarem de uma reunião de planejamento e padronização das atividades. O encontro acontecerá no dia 21/05/2014, a partir das 8:30 na Escola Fazendária. Devem comparecer todos os coordenadores da Atenção Básica e do Programa Saúde na Escola dos municípios que aderiram a Campanha em 2014.
A necessidade do encontro e padronização, deve-se ao fato da campanha ser realizada dentro das escolas, com a participação dos pais e profissionais de saúde que que farão as explicações necessárias e o um diagnóstico rápido, com a finalidade de melhor orientar o cidadão ao procurar o serviço médico para tratamento.
Até o momento, 50 municípios aderiram a campanha, mas de acordo com a supervisão estadual de Hanseníase, no momento da reunião podem ser feitas mais adesões. “Desde que os técnicos responsáveis pela coordenação de execução do projeto no município participem da reunião de padronização”, explica a supervisora Eliracema Alves.
A hanseníase é uma doença que tem cura e tratamento pelo serviço público de saúde, e o objeito é eliminar de vez a patologia como caso de saúde pública, bem como eliminar o Tracoma como um dos principais causadores da cegueira.
Por Flalrreta Alves