Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Hemopi terá novos investimentos para melhorar assistência
Regularmente, o Centro recebe cerca de 130 doações por dia, além das bolsas coletadas nos Hemocentros regionais
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) é referência no meio-norte do país na assistência aos pacientes com patologias no sangue, sobretudo, na qualidade do atendimento e tratamento do sangue, com coleta e distribuição com qualidade atestada internacionalmente. E, para garantir uma melhor e mais eficaz assistência, receberá novos investimentos do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
O secretário de Estado da Saúde, Mirócles Veras, esteve no Hemocentro na manhã desta quarta-feira (7) e conferiu todas as dependências físicas do espaço, que possui um amplo trabalho nas áreas da hematologia e hemoterapia. Veras foi recepcionado pelo diretor do Hemopi, Antonio Lages, e equipe administrativa. Na oportunidade, o secretário recebeu a solicitação de repasses financeiros para custeio de despesas importantes ao funcionamento do Centro, além da solicitação de um carrinho de parada cardiorrespiratória, necessário ao setor das enfermarias.
“O Hemopi presta um importante serviço à população e necessita, continuamente, de investimentos financeiros e materiais para que mais pessoas tenham acesso à saúde de qualidade. Por isso, nós viemos conhecê-lo de perto e garantir os investimentos necessários”, enfatizou o secretário.
Além da assistência especializada às pessoas com doenças hematológicas e diversas anemias, o Hemopi oferece os seguintes serviços aos portadores de hemofilia: consultas médicas com hematologistas; assistência odontológica; fisioterapia e serviço social. E ainda: o ambulatório do Centro dispõe de uma brinquedoteca, oferecendo atividades lúdicas e educativas às crianças que procuram o Hemopi para tratamento de doenças hematológicas, com a orientação de uma psicopedagoga.
Regularmente, o Centro recebe cerca de 130 doações por dia, além das bolsas coletadas nos Hemocentros regionais, localizados em Parnaíba, Picos e Floriano. Além disso, frequentemente, o Hemopi realiza campanhas de doação, internas e externas.
Por Flávio Moura