Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Governador autoriza melhorias na Maternidade Dona Evangelina Rosa
O chefe do executivo estadual conheceu as novas instalações do Banco de Leite
O governador Zé Filho autorizou hoje (9) a compra de novos equipamentos para a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) e a troca do piso da unidade de saúde, que possui 38 anos de assistência às mães do Piauí. Zé Filho visitou a maternidade acompanhado do secretário de saúde Mirócles Veras. O chefe do executivo estadual conheceu as novas instalações do Banco de Leite e as enfermarias onde funciona o método Canguru, serviço voltado para a recuperação de bebês prematuros. No total, o Governo do Piauí vai investir R$ 4 milhões no local.
“Estamos aqui para atender a população do Piauí, garantir o atendimento humanitário. Você se sente bem quando chega aqui na Maternidade Evangelina Rosa”, disse o governador, que escolheu a MDER para realizar a homenagem do Governo às mães. “O dia das mães é todo dia. Hoje aqui é um momento especial. Desejo a todos as mães os votos de carinho de nosso governo”, afirmou Zé Filho.
Nos próximos dias, o governador estará dando ordem de serviço para a construção da nova maternidade de Teresina, que vai suprir totalmente a demanda da MDER. A licitação termina em 15 dias. “Estamos discutindo só a maneira de financiamento dessa obra”, afirmou.
A nova maternidade Teresina será construída na Avenida Presidente Kennedy. São 38.000 metros de área construída, somando mais de 300 leitos, divididos por setores como Observação (Atendimento Imediato) – 6 leitos, Internação geral + isolamentos – 242 leitos, Método Cangurú – 28 leitos, UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários (42 berços), UTI NEO NATAL – 30 berço, UTI adulto – 20 leitos, CPN (Centro de parto normal) com 16 quartos PPP (Pré, Parto e Pós Parto. A Nova Maternidade vai suprir totalmente a demanda da Maternidade Dona Evangelina Rosa.
O secretário de saúde afirmou que, além de melhorias na Evangelina Rosa, está trabalhando para garantir a resolutividade de hospitais do interior, evitando o envio de pacientes para a capital. “Estamos em breve anunciando com a prefeitura a retaguarda dos leitos do HGV, HPM e HU para o HUT e, também, regulando esses leitos. Queremos dar condições para que as pessoas que estão no HUT saiam das macas para um local digno de saúde”, disse o gestor.
Mirócles ressaltou ainda o fortalecimento desses hospitais e um novo sistema de repasse de recursos. “Iremos fortalecer, através de uma contratualização com todos os hospitais dos município, o repasse de recursos para que eles possam ter resolutividade”, destaca.
Por Hérlon Moraes