Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HU recebe teste rápido de tuberculose nesta quarta-feira
O teste possibilitará diagnosticar em duas horas se o paciente é portador ou não da doença
O Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, estará realizando amanhã (14), no período de 8h às 12h e de 14h às 18h no auditório do Hospital Universitário (HU) uma capacitação em Teste Molecular Rápido para Tuberculose (TRM-TB).
O teste possibilitará diagnosticar em duas horas se o paciente é portador ou não de Tuberculose e se é ou não resistente a Rifampicina, que é um dos medicamentos do Esquema Básico de tuberculose.
O Ministério da Saúde está investindo R$ 15 milhões para a implementação do diagnóstico no SUS. Os recursos são destinados à aquisição de testes, máquinas (computadores de última geração, com leitor de código de barras e impressora) e para o treinamento dos profissionais de saúde.
A tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, é o principal sintoma da tuberculose. Qualquer pessoa com este indício deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico. Para atingir a cura, o paciente deve realizar o tratamento oferecido, gratuitamente, pelo SUS, durante seis meses, sem interrupção.