Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Capacitação vai aprimorar monitoramento dos casos de Tuberculose no Piauí
Será implantado o Sistema de Informação de Tratamentos Especiais da Tuberculose, voltado para a vigilância epidemiológica
O Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), realizará nos dias 15 e 16 deste mês, quinta e sexta-feira, no período das 08h às 12h, e das 14h às 18h, no DataSUS, uma capacitação em SITE-TB (Sistema de Informação de Tratamentos Especiais da Tuberculose), voltada para profissionais que atuam na vigilância epidemiológica, além dos administradores de sistemas.
O programa destina-se à notificação e ao acompanhamento dos casos de tuberculose que têm indicação de tratamentos especiais, quer pela ocorrência de reações adversas, toxicidade ou certas comorbidades, que impossibilitem o uso do esquema básico, quer por resistências.
“O sistema também possibilita a notificação e acompanhamento de casos de Micobacteriose Não Tuberculosa (MNT). Esses casos devem ser atendidos e acompanhados por unidades de referência secundária e terciária”, frisou Ivone Venâncio, supervisora da Tuberculose no Piauí.
Além da gestão de casos, o SITE-TB se propõe a realizar a gestão de medicamentos, possibilitando a realização de dispensação, solicitação, recebimento, transferências e controle de estoque.
As coordenações dos programas de controle da tuberculose (nacional, estaduais e municipais) e profissionais de laboratório poderão realizar a vigilância dos casos por meio do sistema, utilizando o módulo “casos” e “gerenciamento”.
Por Flávio Moura