Kalberto Rodrigues/CCom Sesapi dá continuidade à parceria com KfW para ações de saneamento

Em reunião na manhã desta segunda-feira (19) no Palácio de Karnak, o secretário de Estado da Saúde, Mirócles Veras, reafirmou o interesse do Governo do Estado na continuidade da parceria com o banco alemão Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW). O encontro contou com a participação da equipe da diretoria de Programas Especiais da Sesapi (Dipes), do Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí (PROSAR) e do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR). Na oportunidade, o governador José Filho foi representado pelo secretário de Estado do Governo, Freitas Neto.

O chefe da missão do banco KfW, Thomas Wittur, e o diretor de Programas Especiais da Sesapi, Agenor Lira, expuseram os dados atuais sobre as obras de saneamento que estão em andamento no Estado. Segundo o contrato firmado entre o Estado e o banco KfW, as obras têm o prazo máximo de finalização e conclusão até o final de dezembro deste ano. As ações compreendem saneamento básico, abastecimento de água, reabilitação de poços e Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD).  

”Nós nos comprometemos com a continuidade dessas ações e da parceria com o banco KfW, sobretudo, pela garantia da saúde através do saneamento básico, para tantas comunidades que necessitam dessa atenção. Oficializaremos junto ao governador a solicitação da contrapartida financeira de duzentos mil euros para a continuidade das obras e a fiel execução das obras dentro do prazo determinado para o final deste ano”, frisou Mirócles Veras, secretário de Saúde.

A reunião contou, ainda, com a participação do coordenador do SISAR no Piauí, Jairo Menezes. Sobre os benefícios dessas ações, no Piauí, mais de 50 mil pessoas em todo o Estado já foram, diretamente, agraciadas com melhorias no saneamento básico, num investindo de mais de seis milhões de reais, nos últimos três anos, com o apoio direto do Governo do Estado e do Banco KfW. 
 

Por Flávio Moura