O consultor do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), Antônio Jorge,  destacou nesta terça-feira (20), durante reunião com técnicos do Hospital Getúlio Vargas (HGV), a mudança positiva no modelo de gestão hospitalar praticado no HGV, que tem priorizado a eficiência dos serviços de saúde, com o processo de Acreditação Hospitalar.

Antônio Jorge afirmou que, além do forte investimento em estrutura e equipamentos, a gestão do HGV tem se preocupado com a educação permanente dos profissionais. “Isso impacta diretamente na qualidade do atendimento e na garantia de mais segurança aos pacientes”, explicou o consultor.

Segundo ele, a experiência do processo de acreditação tem contribuído para que o HGV  avançasse na construção de documentos que validam os processos de trabalho e viabilizam uma qualidades e segurança maior para os pacientes. “O que torna o ambiente hospitalar mais seguro, diminuindo os riscos de intercorrências, como infecção hospitalar.

Antônio Jorge explica que o grande ganho foi na segurança e no controle de medicamentos e infecção hospitalar.  Estima-se que um em cada dez pacientes internados no país tenha algum tipo de eventos adversos. Em cerca de 66% desses casos, a situação era evitável. Os números demonstram a importância da elaboração e cumprimento de protocolos de trabalho que norteiem as ações dos profissionais em busca de melhor qualidade e segurança.

Por Fátima Oliveira