Em todo o Brasil, há uma preocupação por parte dos órgãos de saúde, no controle e prevenção da dengue, doença que é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e que em sua forma mais grave, pode levar o paciente a óbito.

No Piauí, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, tem desenvolvido ações perenes para o combate e prevenção do vírus em todo o Estado, tais como a fiscalização realizada por agentes de saúde, que visitam as residências detectando os criatórios do mosquito e alertando os moradores para os riscos da doença.

Segundo o coordenador do órgão, Antônio de Sá, em relação ao ano de 2013, o Piauí registrou uma queda nos números de casos de dengue, ele atrela isso às campanhas que são realizadas durante todo o ano. “Nós capacitamos todos os municípios para atuar no combate e prevenção da doença, ou seja, em cada cidade existem pessoas que fazem a fiscalização nas casas e que são convidados a darem palestras em escolas, grupos comunitários e hospitais sobre os riscos que o vírus causa à população”, explica.

Para o ano de 2014, estão previstas mais ações deste tipo em todo o estado, e a expectativa das autoridades é diminuir ainda mais as ocorrências de casos de dengue. Até agora foram registrados 1.700 casos, dos quais 920 foram em Teresina, deste total, seis apresentaram sua forma mais grave.

A Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental ressalta que a forma mais fácil de combater a dengue é trabalhando na prevenção, evitando deixar água parada em garrafas, pneus velhos e jarros de plantas sem perfuração para escoamento, além de não deixar as caixas d’agua destampadas.
 

 

Por Aline Vasconcelos/CCOM