A Secretaria de Estado da Saúde Piauí (Sesapi), por meio da Supervisão de Hanseníase, realizará na Escola Fazendária a Oficina Preparatória para Campanha Nacional de Hanseníase, Geohelmintíases e Tracoma, voltada para os escolares na faixa etária de cinco a 14 anos. O encontro será nesta quarta-feira (21), às 08h30.

A campanha é uma promoção do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), e será realizada de 04 a 08 de agosto deste ano, com o objetivo principal de detectar novos casos do tracoma no público-alvo: escolares na faixa de cinco a 14 anos de idade, matriculados regularmente. A detecção funciona com o exame ocular. Os casos positivos serão tratados com Azitromicina, após a devida autorização dos pais ou responsáveis.



Além disso, a campanha visa identificar os casos suspeitos de hanseníase, por meio do preenchimento da ficha de autoimagem, reduzir a carga parasitária de geo-helmintos nos estudantes e identificar e tratar os casos de tracoma, como dito anteriormente.

O tracoma é uma doença inflamatória nos olhos, causada por uma bactéria que atinge a córnea e a conjuntiva. A transmissão ocorre por contato direto, pessoa a pessoa, ou indireto, por meio de objetos contaminados com secreções (toalhas, lenços, etc).
 

Por Flávio Moura