Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Municípios reúnem-se para padronizar campanha de prevenção e saúde na escola
Os técnicos participaram da oficina preparatória para a Campanha Nacional de Hanseníase, Geo-helmintíases e Tracoma
Representantes de vários municípios do Piauí reuniram-se na manhã desta quarta-feira (21) na Escola Fazendária, em Teresina, para padronizar a campanha de difusão e prevenção do programa de saúde na escola, através da oficina preparatória para a Campanha Nacional de Hanseníase, Geo-helmintíases e Tracoma. O evento foi mobilizado e realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) através da Supervisão de Hanseníase.
“Quando trabalhávamos apenas com o público de uma forma em geral, percebemos que alguns indivíduos tratavam do assunto de forma negligenciada. Então fizemos parceria com as escolas e constatamos o aumento do número de notificações e, consequentemente, necessidade de intensificar os trabalhos e reforçar a parceria com as escolhas na difusão das informações para prevenção e tratamento”, explica a supervisora estadual de Hanseníase, Eliracema Alves.
?
A campanha desde ano, que deve acontecer dentro das escolas, está voltada para faixa etária de cinco a 14 anos. Cada município deve se comprometer em realizar suas atividades em todas as escolas que contenham estudantes dentro da faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde, através de testagem rápida e levantamento de informação.
A detecção para o tracoma funciona com o exame ocular e os casos positivos serão tratados com Azitromicina após a devida autorização dos pais ou responsáveis. Além disso, a campanha visa identificar os casos suspeitos de hanseníase, por meio do preenchimento da ficha de autoimagem, reduzir a carga parasitária de geo-helmintos nos estudantes e identificar e tratar os casos de tracoma, além de prestar informações e esclarecimentos sobre esses assuntos.
Por Flalrreta Alves