O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), realizou na manhã desta quarta-feira (21), no município de Inhuma, o Fórum de Prevenção ao Suicídio. A realização do evento tem como objetivo a conscientização dos públicos a respeito da prevenção ao suicídio, buscando reforçar a auto-estima das pessoas, bem como o sentimento de valorização da vida e da importância da família. O fórum é voltado para profissionais da área da saúde, além de ser aberto ao público em geral.

Segundo Leda Trindade, gerente de Atenção à Saúde Mental, esse é o primeiro encontro realizado no interior com foco na prevenção do suicídio, tendo reunido mais de 600 pessoas no Ginásio Poliesportivo da cidade. O próximo fórum deve acontecer no município de Esperantina, com data ainda a definir.

 

 “Em Teresina, como em todo o mundo, o índice de suicídio é bastante alto. Ocupamos o 5º lugar no ranking nacional e, por isso, estamos trabalhando para reduzir esse número. Como metodologia de trabalho tentamos convencer as pessoas sobre a importância da vida, através de ações que visam à valorização ad auto-estima de cada indivíduo. Temos que entender que cada pessoa é diferente da outra e que ela pode expressar sentimentos diferentes. Ficamos felizes pela participação das pessoas e pelo acolhimento da Prefeitura. Procuramos usar uma linguagem sem termos técnicos para envolver o público”, explica Leda Trindade.

 

Participaram do fórum profissionais credenciados ao Comitê Estadual de Prevenção ao Suicídio, ligado à Secretaria Estadual da Saúde. Dentre os temas debatidos n evento estão: Importância da rede psicossocial na prevenção do suicídio (Psicóloga Leda Trindade); Suicídio e saúde Mental (Dr. Edwyrton de Freitas); Prevenção e pósvenção do suicídio: relatos vivenciais (Dra. Elis Regina pereira – psicóloga); Processo de luto por suicídio e grupo de suporte ao luto (Dra. Patrícia Moreira – psicóloga).

O fórum contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Inhuma, que foi representada, na oportunidade, pelo Prefeito Moacir Gonçalves de Carvalho (Dr. Moura) e os seguintes gestores: Secretária da Saúde, Kessia Leal Luz, coordenador do CAPS, Luciano Custódio, Secretária da Educação e primeira-dama, Maria Nilcimar, Presidente Câmara Municipal, José Murilo, bem como o Secretário de Assistência Social, Erivan Almondes, dentre outras autoridades locais.



Por Thamyres Viana/CCOM