Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi apresenta Central de Regulação de Leitos ao CRM
O secretário de saúde reforçou que o sistema vai funcionar de forma integrada
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) mostrou hoje (27) ao Conselho Regional de Medicina (CRM) como será o funcionamento da Central Estadual de Regulação de Leitos Hospitalares. A inauguração da Central, que funcionará na sede da IV Regional de Saúde de Teresina, está prevista para o dia 2 de junho.
A apresentação da Central foi feita pela diretora de regulação da Sesapi, Patrícia Batista, e pelo consultor Cláudio Duarte, médico que há mais de um ano acompanha a Sesapi na implantação da central.
“Esse tipo de regulação não está concretizada nem em dez estados da federação. O Piauí esta na frente e eu garanto que podemos iniciar com toda a segurança necessária", afirmou Patricia.
O secretário de saúde, Mirócles Veras, que também esteve na reunião, reforçou que o sistema vai funcionar de forma integrada e que, por isso, é importante o comprometimento de todos. "A saúde do Piauí precisa de todos os profissionais. A regulação de leitos é mais um exemplo disso, pois envolve inclusive a rede privada, quando o profissional deseja sanar alguma duvida em relação à procedimentos" comenta.
A Central de Regulação vai funcionar os setes dias da semana, 24h. E uma unidade operacional que coordena o processo de regulação do acesso aos leitos e aos procedimentos hospitalares eletivos e de urgência. Dessa forma, a Central vai garantir o acesso dos usuários aos serviços de assistência hospitalar do SUS em tempo hábil e regular a fila de espera de acesso à assistência hospitalar.
Os procedimentos que serão regulados serão internação/transferência em leitos de UTI (adulto, pediátrica e neonatal e obstetrícia); internação/transferência em leitos de retaguarda clínico (adulto e pediátrico); atendimentos nas urgências e emergências; assistência ao parto e ao nascimento.
Foram investidos recursos, através do tesouro estadual, para a adequação da estrutura física, aquisição de equipamentos, infraestrutura de internet, além do sistema e software da regulação.
Por Flalrreta Alves