Márcio Sales/Sesapi Médicos são capacitados para atuarem na Central de Regulação de Internações

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara), deu início à capacitação dos profissionais que atuarão na Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares. Os médicos reguladores são os primeiros profissionais a receberem a capacitação, que acontece durante toda a tarde desta terça-feira (27), na sede da Central, zona Sudeste de Teresina.

Ao todo, serão 14 médicos, 16 operadores, um supervisor, um profissional de Tecnologia da Informação, além de coordenador geral, coordenador médico e coordenador de enfermagem. A capacitação acontece de forma prática, com os profissionais já instalados nos computadores  da sala de regulação, manuseando o sistema chamado Vitacare, um software desenvolvido pela E-Health Inovation Systems (HIS), com o qual os servidores vão trabalhar durante os plantões da Central.



“Trata-se de um sistema moderno, com preenchimento de dados que darão suporte ao médico regulador, no sentido de instruí-lo quanto à real necessidade de cada paciente, cujo médico que o acompanha solicita a transferência para um determinado leito. O processo inicia com a solicitação do leito disponível por meio da Central, onde o operador é o primeiro profissional a receber as informações – dados do paciente e do médico que o acompanha – e depois repassa os dados para o médico regulador, que finaliza o processo referenciando o paciente para o leito adequado”, explicou Alice Helena, analista de sistemas que veio do Rio de Janeiro para oferecer a capacitação aos servidores.

“Esse, de fato, é um momento de extrema alegria e realização, em virtude do longo caminho que percorremos para que um dia pudéssemos ter a Central de Regulação. Agora, prestes a abri-la oficialmente, estamos finalizando os últimos detalhes, importantes nesse processo, como a capacitação desses profissionais médicos”, pontuou Patrícia Batista, diretora da Ducara.

Com a Central, a assistência aos pacientes, sobretudo, os do interior do Estado, será bem mais rápida e bem mais eficaz, uma vez que seu encaminhamento será processado de maneira organizada, por meio da regulação. Todos os Hospitais Estaduais, Regionais, os da rede pública de Teresina e os da rede privada contratualizada (Hospital São Marcos e Hospital São Paulo, em Teresina, além de outros em Parnaíba) farão parte desse sistema.

Na manhã desta quarta-feira (28) acontecerá a capacitação dos operadores. A Central funcionará 24 horas por dia, com profissionais trabalhando em regime de plantão de 12 horas. Todos os médicos são servidores efetivos.
 

Por Flávio Moura