O Ministério da Saúde liberou incentivos financeiros para a construção de quatro Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) em Teresina. A portaria foi publicada no último dia 29 de maio e dispõe também sobre a modalidade e o valor que cada CAPS deverá receber através de emenda parlamentar.

Na publicação, consta a autorização dos incentivos para dois CAPS II, em que cada um deve receber R$ 800 mil; um CAPS AD III e um CAPS III, com recursos na ordem de um milhão para cada. As medidas necessárias para a transferência do incentivo serão definidas nas formas apresentadas pela mesma portaria e acompanhadas pelo fundo nacional de saúde.

“Somos o quinto lugar da federação em assistência psicossocial, sendo todos os CAPS formatados com lei nacional de assistência à saúde mental. Por cumprirmos todos esses pré-requisitos e estarmos em constante acompanhamento junto ao Ministério da Saúde, mantemos a qualidade de assistência à saúde mental do Estado”, disse a gerente de Atenção à Saúde Mental, Leda Trindade.

Os recursos devem ser aplicados na estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde e Atenção Especializada em Saúde Mental.
 

Por Flalrreta Alves