Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador reúne 300 participantes
O evento se estende até amanhã (6). No segundo e último dia serão aprovadas as proposições
Buscar saber como anda a saúde dos trabalhadores que atuam nos hospitais públicos, debater o controle social desses profissionais, além de finalizar as propostas a serem levadas para a conferência Nacional de Saúde. Com esses temas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o Conselho Estadual de Saúde (CES) deram inicio hoje, a III Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento reúne até amanhã (6), cerca de 300 participantes de todo o Piauí no Diferencial Buffet, centro de Teresina.
Este ano o tema é: "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direitos de Todos e Todas e Dever do Estado”. Além dos técnicos da Sesapi, participam ainda do evento representantes do Ministério da Saúde (MS), Ministério do Trabalho (MT), prefeitura municipal de Teresina (PMT), entidades comunitárias e do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
"A nossa preocupação é que possamos unir forças, pois nosso secretário já demonstrou que, enquanto Sesapi, sempre estaremos disponível para, através destes eventos, discutir o que é importante para esses trabalhadores em termos políticos e sociais e que beneficiem a saúde desses profissionais, e assim oferecendo lá na ponta melhorias também para a população", declarou Cristiane Moura Fé, Superintendente de Atenção Integral a Saúde (Supat) que na oportunidade representou o secretario de Estado da Saúde, Mirocles Veras.
A conferência também pretende pontuar as demandas de todo o Estado referentes à saúde e levar à conferência Nacional. Aspectos legais, que envolvem direitos trabalhistas, segurança do trabalho são temas que também serão abordados. Nesse sentido, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Teofilo Cavalcante, ressalta a importância dos profissionais em participarem do encontro no intuito de debater melhorias para a saúde no trabalho.
"Nossa convocação é para que os trabalhadores venham para esse encontro e coloquem quais são suas angústias, suas necessidades dentro do ambiente de trabalho, para fazer com que os ambientes sejam de melhor qualidade", explicou Cavalcante.
A Conferência se estende até amanhã (6). No segundo e último dia serão aprovadas as proposições e as moções dos eixos temáticos e eleitos os delegados para representação na 4ª Conferência Nacional em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que acontece de 10 a 13 de novembro, em Brasília. O desafio é tornar realidade o direito definido pela Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
Por Adrianno Magno