Solinan Barbosa/HGV HGV é o primeiro hospital público a participar de processo de melhoria da qualidade e segurança Clara leal afirmou que pela primeira vez se discute a gestão da qualidade

O Consultor do Consórcio Brasileiro de Acreditação –CBA, Antônio Jorge e a enfermeira do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC), Isis Destrutti, estão reunidos com técnicos do Hospital Getúlio Vargas (HGV) para análise dos processos de trabalho tanto na assistência ao paciente como na gestão.

Antônio Jorge explica que a constante avaliação dos processos de trabalho faz parte da metodologia para atingir a qualidade e segurança nas ações de saúde. Ele ressalta que a Acreditação é uma ferramenta de gestão que auxilia os gestores e profissionais na redução dos riscos da assistência, estabelecendo controles para um processo de trabalho mais efetivo e com resultados possíveis de serem medidos. “O objetivo é oferecer um atendimento mais seguro e de qualidade, com melhorias visíveis na gestão dessas unidades”, explica.

A diretora geral do HGV, Clara leal,  afirmou que pela primeira vez se discute a gestão da qualidade nos hospitais públicos e isso acontece no momento em que o Estado investe na estruturação dos serviços e nas redes de atenção à saúde. “Esta ação vai ao encontro do Plano de Governo, que visa oferecer mais qualidade e equidade no atendimento ao cidadão”.

Segundo ela, o HGV vem passando por um processo de melhoria tanto na sua estrutura física como no processo de gestão dos serviços visando um melhor atendimento ao usuário e seus familiares.

Acreditação – Desde outubro de 2012, o Ministério da Saúde, por meio do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos, coordenado pelo Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC) está realizando uma melhoria na qualidade e segurança dos processos desenvolvidos pelo HGV, com vistas a certificação do hospital, identificado como Acreditação Hospitalar.

Por Fátima Oliveira