Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Secretário garante incentivo para residências médicas da Facime
Atualmente, cerca de 40 médicos residentes e dezenas de preceptores (alunos de medicina)
O secretário de estado da Saúde, Mirócles Veras, garantiu nesta segunda-feira (9), durante reunião com representantes da Faculdade de Ciências Medicas do Piauí (Facime), apoio financeiro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para a continuidade das residências médicas da instituição.
Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e representantes dos residentes de medicina da Facime.
Atualmente, cerca de 40 médicos residentes e dezenas de preceptores (alunos de medicina) atuam nos hospitais públicos de Teresina.
“Sabemos da importância desses serviços na assistência a saúde dos nossos hospitais. Por conta disso, queremos buscar através de estudos detalhados das três secretarias aqui envolvidas onde pudemos buscar linhas de financiamentos. Estamos empenhados ao máximo para oferecer uma estabilidade a essas pessoas que contribuem e muito para a saúde através do ensino e dos atendimentos”, destacou Mirócles Veras.
Também ficou acordado que tanto a Sesapi, como os outros representantes da Seduc, Sefaz e Facime irão buscar outras formas de convênio para manutenção das residências. “É com alegria que recebemos essa notícia, agradeço ao poder público estadual. Vamos nos empenhar em conversar com os médicos residentes e os preceptores para que eles entendam que o Governo do Estado está dando toda a atenção necessária a este assunto”, afirmou Edinaldo Miranda, diretor geral do Hospital Infantil Lucidio Portela e um dos coordenadores de residência médica.
Após a reunião, o secretario de saúde do Estado, Mirocles Veras, determinou a criação de uma comissão para que se comece, a partir desta terça-feira (10), a viabilizar os estudos para tratar do repasse financeiro para a FACIME.
Por Adriano Magno