O Hospital Getúlio Vargas (HGV) recebe, amanhã (26), a visita do governador do Estado, José Filho. O chefe do Executivo estadual vai conhecer os leitos de retaguarda da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e o Núcleo Interno de Regulação (NIR). A visita está marcada para às 10h.

O HGV está ampliando a retaguarda com mais 55 leitos, totalizando 83 leitos, dos quais 11 de UTI, destinados a pacientes graves provenientes de unidades de saúde do interior do Estado e Teresina.

O NIR já começou a funcionar e atende as solicitações da Central de Regulação do Estado todos os dias da semana, inclusive feriado e finais de semana, nas 24 horas. O objetivo, principal, é organizar o fluxo de pacientes, os procedimentos, internações e atendimentos realizados no Hospital.

“A implantação do NIR do HGV vem ao encontro de uma melhor estruturação da Central de Regulação do Estado. Visando, assim, melhorar o gerenciamento dos leitos da rede hospitalar. Com esse serviço, tudo fica mais organizado, dando maior agilidade à realização dos exames e procedimentos”, ressaltou.

Segundo a diretora, o tempo de espera do paciente pode ser reduzido em 50% e diminui a permanência do paciente no Hospital.

De acordo com o consultor do Ministério da Saúde (MS), Claúdio Duarte, o Núcleo Interno de Regulação constitui a interface com as Centrais de Regulação. O papel do NIR é delinear o perfil de complexidade da assistência que sua instituição representa no âmbito do SUS, e disponibilizar consultas ambulatoriais, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, além dos leitos de internação, segundo critérios pré-estabelecidos para o atendimento.

Por Fátima Oliveira