Hérlon Moraes/Sesapi Secretário anuncia mais recursos para hospitais durante evento do Mais Médicos O evento contou com a presença do ministro da saúde, Arthur Chioro.

O secretário de estado da saúde, Mirócles Veras, anunciou hoje (27), durante o Seminário “Mais Médicos para o Brasil”, em Teresina, o repasse a mais de 20% sobre os recursos MAC (Média e Alta Complexidade) para os hospitais regionais e estaduais do Piauí. O evento contou com a presença do ministro da saúde, Arthur Chioro.

“A medida é para deixar os hospitais em condições de melhor atender a população”, disse o gestor.

Mirócles ainda pediu ao ministro que agilize o repasse de recursos referente ao aumento do teto para a oncologia em Teresina, acertado na semana passada em reunião no Ministério da Saúde. Além do credenciamento da cidade de Parnaíba para atendimento também na área de oncologia.

“Queremos o apoio e o compromisso do ministério para que agilize essas demandas do Piauí. Fomos muito bem atendidos na semana passada e agora é trabalhar para a concretização”, disse Mirócles, que aproveitou ainda o evento para anunciar o funcionamento da Central de Regulação de Internações Hospitalares.

“Precisamos de atenção na nossa média complexidade, que passa por problemas sérios. Tomamos algumas emergências em parceria com hospitais e o Governo Federal na ampliação de leitos. Inauguramos a Central de Regulação do Estado para ordenar o fluxo de pacientes de forma correta”, afirmou.

Mais Médicos – Mirócles elogiou o programa do Governo Federal ao afirmar que trouxe mais beneficios aos pacientes da atenção básica. “Atualmente são 327 médicos atuando no estado em 167 municípios, trazendo mais saúde para a atenção básica”, declarou.

O ministro Arthur Chioro fez uma apresentação onde mostrou que mais de 1 milhão de pacientes são assistidos pelo Mais Médicos no Piauí. O gestor disse que a fiscalização é intensa e não vai admitir desvio de finalidades. “Se houver desvio de finalidade o médico vai perder o registro e vamos tirar todos os médicos do município”, disse o ministro, ressaltando que, em julho, sai uma portaria autorizando recursos da ordem de R$ 6 milhões para cidades do Piauí, dentre elas, Teresina, Parnaíba, União, Água Branca, Agricolândia, Corrente.

O seminário aconteceu no auditório da Fiepi e contou com a presença de vários prefeitos do Piauí e gestores de saúde.