Divulgação Hospital de Esperantina inicia cirurgias Oftalmológicas Os primeiros casos foram de remoção de pterígio.

O Hospital Regional Dr. Júlio Hartman, em Esperantina, começou a realizar na semana passada cirurgias oftalmológicas. O setor de oftalmologia da unidade de saúde foi implantado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em setembro do ano passado, mas não realizava cirurgias. São cerca de 20 pacientes operados por semana. Os primeiros casos foram de remoção de pterígio.

O pterígio é uma massa ou carne vermelha fibrovascular que se estende do ângulo interno (nasal) do olho em direção à córnea. Não é infeccioso, mas pode afetar a visão.

“É um serviço novo que veio para beneficiar ainda mais a população. Além de consultas agora fazemos cirurgias”, disse o diretor do hospital, Fabiano Ribeiro.

Ainda segundo o diretor, em julho o hospital começará a realizar cirurgias de catarata. “Serão cerca de 30 cirurgias por mês”, declara. A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Se não for tratada leva a cegueira.

Com 48 leitos, o Hospital Regional Dr. Júlio Hartman realiza cirurgias gerais e ortopédicas. Pelos serviços oferecidos, a Sesapi já estuda ampliar o número de leitos da unidade de saúde.