O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou na manhã desta terça-feira (2) o Seminário sobre Lideranças em 05 Atos com o especialista em Didática do Ensino Superior e mestre em Recursos Humanos, Fabrizio Rosso.  A iniciativa é uma parceria com o Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC), que assessora o HGV no processo de melhoria da qualidade e segurança para a certificação pela Joint Commission International (JCI).

Para Fabrizio, o Seminário vem fortalecer algumas práticas e ferramentas de lideranças, a fim de que o gestor tenha uma visão ampliada sobre possibilidade de gerenciamento e liderança com a equipe que possui.  “Sem líderes não existe qualidade. Sem líderes comprometidos, capacitados, com ferramentas de gestão, não existe qualidade. As instituições que pretendem ter um selo de qualidade dependem, fundamentalmente, dos seus recursos humanos”, explica Rosso. 

Ainda segundo ele, a qualidade dos processos passa também pelo processo de humanização que o Ministério da Saúde preconiza. “A humanização começa dentro do hospital. A humanização sou eu, é você, é o colega de trabalho, é a equipe, e as lideranças têm um papel decisivo, pois são elas que fomentam esse processo. A instituição que possui profissionais que tenham essa visão sistêmica facilita o processo de humanização, primeiro com o colaborador e depois com o paciente”, destaca Rosso.

A diretora-geral do HGV, Clara leal, ressalta que esse momento de capacitação está sendo importante e espera que cada profissional aproveite a oportunidade. Segundo ela, essa parceria com o  HAOC possibilitou a realização do evento, sem nenhum custo para o HGV.  “É uma oportunidade única para que o funcionário receba informações que vão ajudar não somente para sua vida profissional, como para o trabalho na instituição e na relação com o paciente”, finaliza.
 

Por Fátima Oliveira