Márcio Sales/Sesapi Sesapi reforça com o Ministério Público o combate à dengue O agravante se dá por conta do registro de casos da dengue grave

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Diretoria de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS), está reforçando o combate à dengue, que teve aumento de casos em cerca de 9,3%: já são 4.157 casos, de acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na semana passada. O agravante se dá por conta do registro de casos da dengue grave, que já soma 13 casos, de acordo com a coordenação de Vigilância Ambiental.

Em reunião na manhã desta quarta-feira (9) na sede do Ministério Público Estadual, Promotoria da Saúde Pública, com a promotora Cláudia Seabra, a diretora responsável pela DUVAS, Telma Evangelista, confirmou o apoio do MP, no sentido de unir forças com as promotorias do interior do Estado, a fim de que os gestores municipais sejam mais bem orientados acerca do controle e combate da dengue.

“Todas as medidas de costume já estão sendo tomadas e, agora, reforçadas: o controle do vetor, a vigilância epidemiológica dos casos e o cuidado voltado para a assistência a esses casos. Inseticidas estão sendo amplamente distribuídos, temos solicitado que os secretários municipais de saúde façam o levantamento adequado do índice de infestação predial em seus municípios, porque aí poderemos conhecer melhor as áreas de risco. Além disso, os agentes de endemias continuam seu trabalho intenso, bem como a utilização dos carros-fumacê, entre outras ações”, reiterou Telma Evangelista.

A subnotificação também tem sido um problema grave enfrentado pela Sesapi. “Apenas cerca de 140 municípios têm mantido com frequência normal a notificação dos casos de dengue. Os demais nós não sabemos o motivo de se manterem silenciosos e reforçamos: todos precisam registrar os casos, para que possamos definir as medidas necessárias e específicas para cada cidade”, ratificou.

A promotora Cláudia Seabra solicitou mais informações sobre a ocorrência da dengue e garantiu o apoio que o Ministério Público já vem destinando desde anos anteriores.

Dados do último boletim:

• Casos notificados em 2013 de janeiro a junho: 3.805
• Casos notificados em 2014 no mesmo período: 4.157
• Aumento em relação a 2013: 9,3%
• Casos de dengue com complicação confirmados em 2014: 13
• Óbitos confirmados: 2
•Cidades com mais casos:

Teresina - 1585

Picos - 625

Esperantina - 200

Barras - 140

Por Flávio Moura