Márcio Sales/Sesapi  Encontro científico encerra a Semana Mundial de Amamentação A amamentação exclusiva e alimentação complementar ajudam a salvar vidas

Um encontro científico realizado na manhã desta sexta-feira (08) encerrou as atividades do Piauí na Semana Mundial de Amamentação. O encontro aconteceu no auditório da Facime e contou com a participação de diretores, profissionais e estudantes e integrantes dos movimentos sociais.

“Estamos encerrando a semana, mas vamos acompanhar todos os municípios para que o Piauí siga reduzindo a mortalidade infantil e que a amamentação materna esteja atuante dentro dos objetivos do milênio”, declara a coordenadora estadual de atenção à saúde da criança, Rosa Laura.

Há 22 anos a Semana Mundial de Amamentação é comemorada no Brasil. Este ano, teve como slogan “Amamentação: uma vitória para toda vida!”. No Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) desenvolveu as atividades em parceria com a Fundação Municipal de Saúde e Sociedade Piauiense de Pediatria (Sopepi), que ressaltou a necessidade das parecerias publico privada.

“Independe de gestões e políticas, é extremamente importante que a classe médica, instituições privadas, públicas e comunidade acadêmica se engajem em prol de um objetivo. Nós, da Sopepi estamos sempre a disposição para firmar esse compromisso seja através de seminários, fóruns e palestras como essas”, comenta o médico pediatra, presidente da sociedade brasileira de pediatria no Piauí, Alberto Rego Monteiro.

A amamentação exclusiva e alimentação complementar ajudam a salvar vidas e promover qualidade de vida. Mães que não conseguem amamentar ou que por algum motivo não produz leite, pode contar com o Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa, que recebe e faz doações de leite humano para crianças de todo o Estado.

Por Flalrreta Alves