A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, através da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso realiza, amanhã, no Diferencial Buffet, uma oficina de Qualificação de Profissionais do Programa Saber Saúde. O intuito é instrumentalizar os profissionais da Educação de escolas da rede municipal e estadual que fizeram adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE).

“O objetivo nas escolas é formar cidadãos críticos, capazes de decidir sobre a adoção de estilos de vida saudáveis, com responsabilidade social, dentro de uma concepção mais ampla de saúde, ou seja, de completo bem-estar físico, mental e social”, diz Gisela Britto, da Coordenação de Atenção à saúde do Adulto e Idoso.

Segundo a coordenadora, uma das principais razões para o aumento da incidência das doenças crônicas não transmissíveis na população é a exposição prolongada a fatores de risco. Desde a infância e a adolescência as pessoas têm sido expostas a costumes inadequados. O fumo, a alimentação incorreta, o sedentarismo, a exposição às radiações solares e o álcool são alguns exemplos, entre muitos outros, de fatores de risco que deterioram a qualidade de vida e fragilizam o organismo, provocando as doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares e o câncer.

“Com essa finalidade foi concebido o Programa Saber Saúde, dirigido a professores e estudantes, coordenador pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão do MS responsável pela Política Nacional de Atenção Oncológica e pela articulação e implementação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo”, afirma.

 O Saber Saúde conta com a aprovação do Ministério da Educação e propõe-se a fornecer informações que ajudem os professores a formar cidadãos capazes de fazer opções de vida saudáveis e resistir às pressões sócias de forma consciente, que saibam preservar a saúde e o meio ambiente, tendo em vista uma melhor qualidade de vida para todos.

Confira a programação:

MANHÃ

8h às 9h – Café da Manhã
9h às 9h30 – Abertura
9h30 às 9h50 – Apresentação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo – PNCT & Convenção Quadro para o Controle do Tabaco.
9h50 às 10h20 – Apresentação do Programa Estadual de Controle do Tabagismo em Alagoas
10h20 às 10h40 – Apresentação Parceiros (PSE e EPS)
10h40 às 11h – Vídeo e Dinamica – O câncer e seus fatores de risco.
11h às 11h30 – Prevenção à Iniciação – Por que prevenir?
11h30 às 12h – Saber Saúde – metodologia
12h às 12h30 - Vídeo Saber Saúde – metodologia
12h30 às 13h30 – Intervalo para o Almoço.

TARDE

13h30 às 14h30 – Conhecendo o material de apoio do SS e fluxograma
14h30 – 14h40 – Vídeo Arquivo Giz.
14h40 – 15h – Módulo Escola Livre de Tabaco - Promoção de Ambientes livres.
15h00 às 15h15 – Novas estratégias na prevenção do Tabagismo (EAD Saber Saúde). (INCA).
15h15 às 16h30 – Planejamento – Interação entre as ações

Mais informações: 3216-3568