Márcio Sales/Sesapi Sesapi reforça parceria com município para transporte neonatal A reunião teve a presença do diretor da fundação hospitalar, Aderivaldo Andrade

O secretário de saúde do Piauí, Mirócles Veras, se reuniu na tarde de hoje (11) com representantes da Fundação Hospitalar de Teresina para tratar de novas ações relacionadas ao transporte intra-hospitalar de pacientes internados em UTI Neonatal na capital. Atualmente, o serviço é feito pelo município, que conta com um veículo próprio.

Mirócles Veras garantiu que a parceria com o município, já reforçada em várias áreas, também alcançará as crianças. “O Sistema de Saúde é único, as pessoas não podem mais perder a vida por problemas de gestão”, afirmou o gestor, garantindo mais um veículo para o transporte de paciente neonatal, só que agora custeado pelo Estado.

O transporte, neste caso para a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), é indicado quando o paciente precisa de serviços de alta complexidade. “A Evangelina Rosa é a única maternidade com recursos na capital para atender alta complexidade”, disse o secretário.

A reunião, que aconteceu na sede da Sesapi, contou com a presença do diretor da fundação hospitalar de Teresina, Aderivaldo Andrade e integrantes de sua equipe. Os superintendente de assistência e atenção à saúde da Sesapi, Pedro Leopoldino e Cristiane Moura Fé, respectivamente; o diretor da MDER, Franciso Martins, além do coordenador de Ensino e Pesquisa da MDER, Joaquim Parente.

Por Flalrreta Alves