Márcio Sales/Sesapi Oficina alerta para doenças crônicas ainda na infância O objetivo da oficina é instrumentalizar os profissionais da educação estadual e municipal

Na manhã desta terça-feira (12), profissionais da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e da Secretaria de Educação que trabalham diretamente nas escolas, estiveram reunidos na Oficina para Qualificação de Profissionais da Educação no Programa Saber Saúde.

O objetivo da oficina é instrumentalizar os profissionais da educação estadual e municipal para reforçar a prevenção das doenças crônicas, que ainda constitui um alto agravo na saúde pública do país.  

“Uma das principais razões para o aumento da incidência das doenças crônicas não transmissíveis na população é a exposição prolongada a fatores de risco. Desde a infância e a adolescência as pessoas têm sido expostas a costumes inadequados. Por isso é importante reavaliar essa cultura de exposição, por meio da prevenção e da educação, especialmente da população jovem” explica a coordenadora estadual de atenção à saúde do adulto e idoso, Gisela Brito.

O evento acontece durante toda esta terça-feira (12) no Diferencial Buffet, e conta com a participação de representantes da Seduc, Semec, Sesapi e Ministério da Saúde, como Andreia Reis, que falou sobre os perigos do tabagismo.

O Saber Saúde conta com a aprovação do Ministério da Educação e propõe-se a fornecer informações que ajudem os professores a formar cidadãos capazes de fazer opções de vida saudáveis e resistir às pressões sócias de forma consciente, que saibam preservar a saúde e o meio ambiente, tendo em vista uma melhor qualidade de vida para todos.

Programação para o período da tarde

13h30 às 14h30 – Conhecendo o material de apoio do SS e fluxograma
14h30 – 14h40 – Vídeo Arquivo Giz.
14h40 – 15h – Módulo Escola Livre de Tabaco - Promoção de Ambientes livres.
15h00 às 15h15 – Novas estratégias na prevenção do Tabagismo (EAD Saber Saúde). (INCA).
15h15 às 16h30 – Planejamento

Por Flalrreta Alves