Solinan Barbosa/HGV HGV adquire novos equipamentos para reforçar atendimento a pacientes graves

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) investiu R$ 1,2 milhão em equipamentos com recursos do projeto da Rede de Urgência e Emergência (RUE/Ministério da Saúde). Os equipamentos, segundo a diretora-geral do HGV, Clara Leal, vão dar suporte aos 83 leitos qualificados para o projeto, dando maior segurança e qualidade no atendimento aos pacientes graves.

Entre os novos equipamentos, estão carros de curativos e de transporte de medicação, que serão utilizados nas enfermarias, substituindo as antigas bandejas de medicação. Para a gerente de Enfermagem do HGV, Cecília Viana, isso possibilitará mais segurança, pois a medicação será preparada na presença do paciente. “Cada enfermaria do HGV vai ter um carro para medicação”, explica a enfermeira. 



Também foram adquiridos cardioversores (desfibrilador), máscaras para oxigênio, reanimador, monitores para cardiocospia, oxímetro de pulso e muitos outros equipamentos que darão suporte para que as enfermarias tenham condições de receber pacientes graves. Clara leal destaca que os equipamentos adquiridos já estão sendo instalados e que o HGV agora se fortalece como retaguarda clínica para as portas de entrada de urgência, tanto de Teresina, como para União e Água Branca. 

A modernização da estrutura do hospital já garantiu a revitalização de 83 leitos com recuperação das enfermarias da Clínica Médica, Cardiovascular, Cirúrgica. Além de equipamentos, foi viabilizado maior conforto aos acompanhantes com a aquisição de 180 poltronas reclináveis. É nesta perspectiva que a Política de Humanização vem se fortalecendo com o cumprimento da garantia dos direitos dos usuários no HGV.
 

Por Fátima Oliveira