Márcio Sales/Sesapi Central vai regular pacientes oncológicos e de obstetrícia A Central regula hoje pacientes de cirurgia geral e clinica médica em todas as especialidades.

A Central de Regulação de Leitos do Piauí se prepara para dar mais um passo: regular pacientes oncológicos e de obstetrícia. O anuncio foi feito pelo secretário de saúde, Mirocles Veras.

"Até o fim do mês estaremos regulando a oncologia e posteriormente a obstetrícia, beneficiando diretamente ao Hospital São Marcos, prestador do serviço ao SUS e a nossa Maternidade Dona Evangelina Rosa, que é a única que atende todo o estado", afirma o gestor.

Para isso, a Sesapi vai aumentar as linhas da central de quatro para 30. O quadro funcional consta de 14 médicos reguladores e dois enfermeiros, estes são todos servidores efetivos do estado. Consta ainda de 18 videofonistas e um técnico em informática. O funcionamento é 24 horas.

Para o secretário, após a regulação o sistema passou a seguir uma organização. "Não é um milagre. É organização de rede. É gestão ", declarou. A Central regula hoje pacientes de cirurgia geral e clinica médica em todas as especialidades.

"Regulamos uma média de 480 pacientes por mês, mas o mais importante é a organização do fluxo que barrou os envios indevidos. Muitos casos estão ficando nos hospitais regionais mesmo e resolvendo lá", fala a coordenadora da Central, Luciane Formiga.

A CERIH tem por função coordenar o processo de regulação do acesso aos leitos e aos procedimentos hospitalares eletivos e de urgência e emergência. Tem por objetivo garantir o acesso dos usuários à assistência hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) em tempo hábil e de acordo com as características individuais e a gravidade dos casos; além de organizar e gerenciar a lista de espera dos casos com indicação de assistência hospitalar.