Hérlon Moraes/Sesapi Planos Operativos dos hospitais serão enviados ao MP Na manhã de hoje, o assunto foi discutido no Ministério Público Estadual

Representantes do Ministério Público Estadual (MPE) em cidades que possuem hospitais regionais ou estaduais vão poder acompanhar o cumprimento de metas dessas unidades de saúde, referentes aos planos operativos que serão apresentados à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O plano operativo é uma exigência da Sesapi para que o órgão acompanhe os investimentos feitos através da nova contratualização com os hospitais do Piauí. A contratualização, na prática, significa um incremento no repasse de recursos a essas unidades de saúde, que representa 25% a mais do que normalmente recebem.

Na semana passada, em Teresina, um oficina orientou os gestores de como devem elaborar o plano. Na manhã de hoje, o assunto foi discutido no Ministério Público Estadual com a promotora Claudia Seabra e promotores das cidades de São João do Piauí, Uruçuí, Floriano, Campo Maior, Bom Jesus, Oeiras, dentre outros.

"Dentro de 30 dias esse plano chegará a todos os representantes do Ministério Público para que eles acompanhem o que está sendo feito, além das demandas elencadas pelos próprios promotores que visitaram as unidades de saúde e que também farão parte dos planos de metas", afirmou o secretário.

O Plano Operativo é parte integrante da Contratualização. É um instrumento no qual são apresentadas ações, serviços, atividades, metas e indicadores quantitativos e qualitativos pactuados entre os gestores municipal/estadual e o prestador de serviço.