Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Central de Regulação de Leitos realiza 500 transferências por mês
A procura dos pacientes se dá nas áreas de ortopedia, pediatria, clínica médica, cirurgia geral, cardiologia, neurologia e cirurgia cardiovascular
A Central Estadual de Regulação de Leitos para Internações Hospitalares realiza uma média de 500 transferências por mês de pacientes vindos do interior do Piauí em busca de atendimentos nos hospitais públicos da Capital. Desde que foi criada, no último mês de junho, a Central atua regulando o fluxo e a distribuição de vagas para garantir acesso à saúde.
De acordo com a coordenadora da Central, Luciana Formiga, os principais encaminhamentos ocorreram nas especialidades de Ortopedia, Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cardiologia, Neurologia e Cirurgia Cardiovascular.
“Neste mês de outubro, estamos articulando com a rede materno-infantil e com a rede de urgência para que logo em novembro nós passemos a regular a Obstetrícia de urgência hospitalar”, afirma Luciana Formiga.
A coordenadora da Central ressalta que o sistema funciona 24 horas, sem interrupção nos fins de semana, para garantir acesso aos serviços de assistência hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) em tempo hábil, regulando, assim, a fila de espera.
“Os pacientes, agora, não vêm para a Capital peregrinar de hospital em hospital procurando vagas para serem atendidos. Eles já vêm direcionados pela Central para o local determinado e com a garantia da assistência conforme o que ele necessita”, destaca Luciana Formiga.
Os hospitais públicos de Teresina informam à Central diariamente sobre a disponibilidade de leitos. Com esses dados, a Central define o destino dos pacientes que precisam de atendimento.
Por Mayara Ferreira