A partir de agora, todo paciente que entrar no Hospital Getúlio Vargas (HGV) será avaliado pelo médico assistente no prazo de 24 horas após a internação. Segundo a diretora-geral do HGV, Clara leal, a medida visa melhorar o cuidado do paciente, dando a ele uma melhor qualidade e segurança no atendimento. "Isso gera um perfil do quadro clínico do paciente na chegada ao hospital", pontuou.

Segundo o coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Bruno Ribeiro, a medida permite um cuidado continuado ao paciente. “Acelera o atendimento, reduzindo o tempo de espera e permanência no Hospital”, explicou o coordenador.

Clara Leal disse que o novo fluxograma permite que o médico que identificar a urgência e emergência deve preencher o impresso próprio do parecer do especialista, descrevendo o quadro do paciente com data e horário da solicitação.  “Isso orienta o médico que recebeu o paciente como agir, para que o mesmo tenha um cuidado continuado sem complicações para o processo de trabalho”, completou. 

O coordenador das Comissões Permanentes do HGV, o médico Alesse Ribeiro, informa que o médico que solicita o parecer deve aguardar a chegada do especialista e a equipe de enfermagem registra no prontuário o horário da chegada do médico especialista. “Isso  garante o cuidado e a segurança do atendimento ao paciente”, disse.
 

Por Fátima Oliveira